
Anthony Albanese, do Partido Trabalhista, foi reeleito primeiro-ministro da Austrália neste sábado (3). Contando com a ajuda de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ele venceu Peter Dutton, líder do partido conservador liberal.
“Nosso governo escolherá o estilo de vida australiano, porque temos orgulho de quem somos e de tudo o que construímos juntos neste país”, afirmou no discurso após a vitória. “Não precisamos implorar, pedir emprestado ou copiar de nenhum outro lugar. Não buscamos inspiração no exterior. Nós a encontramos aqui, em nossos valores e em nosso povo”, completou.
Albanese ocupa o cargo desde maio de 2022 ao se beneficiar do descontentamento da população do país da Oceania após uma década de governos conservadores. Com a vitória deste sábado, ele se tornou o primeiro-ministro australiano a vencer um mandato consecutivo em duas décadas.
O site da Comissão Eleitoral Australiana projetou que o Partida Trabalhista de Albanese conquistaria 81 das 150 cadeiras na Câmara dos Representantes, o aumentando sua maioria no Parlamento com 68% dos votos contados.