Pesquisar algo relacionado

Baiana, negra, ‘braba’ e policial militar: quem é a vice do influenciador Pablo Marçal

 

Imagem: Reprodução/CNN

 



A candidata a vice-prefeita de Pablo Marçal (PRTB) é uma mulher negra, católica e “braba”. O último adjetivo foi usado pelo próprio influenciador ao apresentá-la como companheira de chapa durante convenção partidária no início de agosto.

Nascida em Ubatã, região nordeste da Bahia, Antônia de Jesus Barbosa Fernandes, 45 anos, é também a única representante feminina a ocupar o posto nas eleições municipais da capital paulista. “Eu vi uma verdade absoluta dessa mulher [Antônia de Jesus]. Tem as mesmas causas que eu. Acredita no povo”, discursou o autointitulado coach à época.

O anúncio teve direito a confetes cor de rosa no palco, tal qual uma espécie de “chá revelação”.

Antônia desembarcou em São Paulo em 1996. Desde 2002 mora Pirituba, zona norte da cidade. Trabalha na Polícia Militar há 23 anos e, atualmente, é lotada no 49º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, localizado no mesmo distrito onde reside.

Nas redes sociais, a candidata se descreve como mãe de dois filhos e cabo da PM “servindo a protegendo desde 2001”. “Foi a admiração e o desejo de servir o próximo e proteger os vulneráveis que me motivou a seguir a carreira policial”, disse ela entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com integrantes do partido, o papel dela na campanha do influenciador deve ser focado em temas relacionados à segurança pública.

Religiosa, causou polêmica ao falar sobre aborto em um podcast. Durante a conversa, ela sugeriu que o procedimento seria resultado da falta de ocupação de jovens. “Ele [Marçal] é conhecedor da palavra, da escritura sagrada, e ele é contra o aborto. Agora há pouco, ele falou do esporte para o jovem. As jovens precisam ter o que fazer, pois ficam à toa, sem ter o que fazer, aí começam relacionamento muito cedo. Aí, não preciso terminar de concluir”, declarou a vice do PRTB naquela ocasião. Após a repercussão negativa da fala, o influenciador negou que Antônia tivesse feito a associação.

As fotos que compartilha com seguidores, porém, mostram sua rotina como militar. Em 2017, por exemplo, a baiana ganhou destaque ao atender uma ocorrência em que um bebê de dois estava prestes a ser jogado pela mãe em um córrego. “Aquela cena mexeu muito comigo e é algo que levo comigo até hoje”, relatou Antônia ao Estadão.

Nas entrevistas que tem dado, Antônia costuma apresentar propostas como valorização dos profissionais de segurança e de saúde, assim como o incentivo ao esporte, a retomada de empresas na cidade e amudança de mentalidades das pessoas para que se sintam importantes, como também afirma Marçal. Não há, contudo, informações ou planos sobre como implementá-las.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários