Por Redação

Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação do prazo para que estados, municípios e o Distrito Federal possam aderir ao edital do Mais Médicos Especialistas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 11 de julho. Segundo a pasta, a iniciativa faz parte do pacote de ações do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera de consultas, exames, cirurgias e tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Caso desejem participar do projeto, os gestores devem indicar os estabelecimentos de saúde que possuem capacidade formativa e estrutura necessária - como equipamentos, salas de atendimento, insumos, medicamentos - conforme estabelecido no edital. O resultado final está previsto para o dia 16 de julho.
Depois desta etapa, o próximo passo é a abertura de inscrições para profissionais que já são especialistas atuarem em hospitais regionais, policlínicas e ambulatórios prioritários para o SUS. Serão oferecidas 500 bolsas de educação pelo trabalho para médicos certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB).
As vagas serão destinadas para as áreas de oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, uma das mais requisitadas no programa de saúde.