O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (7) uma ordem executiva para a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin, composta por ativos apreendidos pela Justiça norte-americana. Segundo a Casa Branca, essa medida reforça a intenção do governo de transformar os EUA na "capital mundial das criptomoedas".
O anúncio foi feito pelo conselheiro presidencial de inteligência artificial e criptomoedas, David Sacks, que comparou a nova reserva a uma versão digital de Fort Knox, local onde o governo norte-americano mantém suas reservas de ouro.
Atualmente, os Estados Unidos detêm aproximadamente 200 mil bitcoins, o que equivale a cerca de US$ 17,5 bilhões no valor atual do mercado. Esses ativos foram confiscados em processos criminais e civis e agora serão transferidos para a nova reserva estratégica, conforme explicou Sacks.
Além disso, a ordem executiva também prevê a criação de uma reserva de outros ativos digitais apreendidos, sob a administração do Departamento do Tesouro, com o objetivo de gerenciar de forma responsável as criptomoedas em posse do governo.