
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber na próxima semana em Brasília o presidente e o primeiro-ministro de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, respectivamente. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
A visita de Estado das autoridades lusitanas retribui a visita de Lula a Portugal em abril de 2023, que marcou sua primeira viagem à Europa depois do início do atual mandato.
Na terça-feira (18), Rebelo de Sousa se encontra com os chefes dos Poderes brasileiros – além de Lula, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
Já na quarta-feira (19), Lula e o primeiro-ministro Luís Montenegro vão liderar a 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal.
Segundo o Itamaraty, os dois países têm interesse em aprofundar os fluxos de comércio e de investimentos e criar novas parcerias nos campos científico, tecnológico, cultural e educacional.
Além disso, o governo português apoia as negociações pelo acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O presidente e o premiê de Portugal vêm ao Brasil acompanhados de uma delegação com cerca de dez ministros.
“A ideia é que eles tenham reuniões com seus homólogos brasileiros para discutir diferentes áreas de cooperação. Deve haver, também, assinatura de atos”, disse o embaixador Flávio Célio Goldman, diretor do Departamento de Europa do Itamaraty.
Um dia antes de chegar a Brasília, na próxima segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa vai ao Recife para receber o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco.