Por Redação
Foto: Reprodução/Instagram/@vinijr
A LaLiga emitiu uma nota oficial neste sábado (28) anunciando que tomará medidas rigorosas contra qualquer manifestação de ódio direcionada a Vinícius Jr. no clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid, que acontece neste domingo (29), às 16h. A entidade afirmou que “denunciará” e pedirá “prisão imediata” para qualquer pessoa que instigue campanhas racistas contra o jogador durante o confronto.
O atacante brasileiro tem sido alvo frequente de ataques racistas por parte de torcedores do Atlético de Madrid. Um dos episódios mais graves ocorreu durante a temporada 2022/23, quando um boneco vestido com a camisa do brasileiro foi pendurado em uma ponte próxima ao centro de treinamento do Real Madrid, em uma demonstração clara de racismo.
Na sexta-feira (27), o presidente da LaLiga, Javier Tebas, concedeu entrevista à ESPN, reafirmando seu posicionamento firme contra o racismo, defendendo penas de prisão para aqueles que cometam esse tipo de crime nos estádios espanhóis. Tebas também destacou o papel crucial de Vinícius Jr. na mudança de atitude em relação a esses atos, afirmando que o caso do brasileiro ajudou a mobilizar torcedores a se posicionarem contra o racismo.
“Uma das diferenças com o caso Vinícius é que, antes, as pessoas não apontavam. Agora, elas dizem claramente que não querem esses comportamentos no futebol”, declarou Tebas.
O técnico Carlo Ancelotti também foi questionado sobre o tema durante sua coletiva de imprensa, mas preferiu não entrar em detalhes. O italiano destacou que cabe às autoridades competentes lidarem com essas situações e reforçou que o foco do Real Madrid está em campo.
"Minha opinião é que amanhã será um espetáculo de futebol. Temos atletas de altíssimo nível dos dois lados e será uma grande partida", comentou Ancelotti. Ele acrescentou que o time não está preocupado com possíveis casos de racismo durante o clássico, confiando que a Justiça está tomando as ações necessárias para lidar com essas questões.
Confira abaixo a nota oficial emitida pela LaLiga:
''A LALIGA informa que denunciará formalmente e solicitará a detenção imediata dos instigadores de uma campanha de ódio que busca promover atos racistas e vexatórios no próximo jogo entre Atlético de Madrid e Real Madrid, programado para o dia 29 de setembro de 2024, às 16:00h (de Brasília).
A referida campanha constitui um crime de incitação ao ódio, claramente tipificado no Código Penal.
A LALIGA condena energicamente essas ações que fomentam, promovem e incitam, direta ou indiretamente, o ódio contra uma pessoa determinada, neste caso o jogador Vinicius Jr, por conta de sua raça, com a concorrência, ainda, das circunstâncias agravantes dos parágrafos 3 e 4 do art. 510 do Código Penal, "por resultar os fatos aptos a alterar a paz pública".
A LALIGA não tolerará em nenhuma circunstância esse tipo de comportamento. Esses atos não só prejudicam a imagem do esporte e do país, como também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores.
Além disso, desde a LALIGA, queremos destacar o comportamento cívico e exemplar da grande maioria dos torcedores, que demonstraram um firme compromisso com os valores do esporte. Muitos deles colaboraram ativamente na identificação dos autores de crimes de ódio no passado, como foi o caso dos lamentáveis incidentes relacionados a gritos racistas.
Graças à sua cooperação, pudemos tomar as medidas necessárias para erradicar esse tipo de comportamento e garantir um ambiente de respeito no futebol.''
Postar um comentário
0 Comentários