Pesquisar algo relacionado

Cartilha Boatos orienta internautas sobre identificação de fake news



Por Redação
Foto: Freepik


Neste mês, foi lançada a cartilha Boatos, que fornece orientações para ajudar os internautas a identificar boatos e fake news na internet, com o objetivo de reduzir a desinformação, fraudes e manipulação de opiniões. A publicação foi desenvolvida pela Central de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), parte do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).



De acordo com a Agência Brasil, a cartilha sugere que o primeiro passo para identificar um boato é aplicar o bom senso. “Às vezes, a notícia é tão sem sentido que basta refletir um pouco para identificá-la como boato”, afirma o documento.



Entre os sinais de alerta para reconhecer um boato estão títulos chamativos, alarmistas ou apelativos. A cartilha indica que boatos frequentemente solicitam compartilhamentos, recebem muitas curtidas e comentários de reforço, e podem omitir o autor ou citar um autor de renome para ganhar credibilidade. Além disso, eles costumam não incluir a data e/ou o local dos eventos noticiados, e muitas vezes não apresentam fontes confiáveis.



Para verificar a veracidade de uma notícia, a cartilha recomenda buscar a fonte original da informação. Isso envolve identificar o autor e o local de publicação para avaliar a credibilidade da fonte. A cartilha sugere desconfiança em relação a notícias que não apresentam fontes claras e aconselha a verificar a autenticidade da fonte citada, confirmar se o site ou conta é oficial e consultar comunicados que possam confirmar ou desmentir a notícia.
Tags